Akaer apresentará inovações na Mostra Brasil 2024
- Última Atualização: 30 Novembro 2024
A Akaer lidera projetos estratégicos para a soberania do país, como a modernização do blindado Cascavel. O veículo estará em exposição no evento, a ser realizado em Brasília de 3 a 5 de dezembro, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer em primeira mão as avançadas soluções tecnológicas e operacionais incorporadas neste inédito e inovador projeto. O Cascavel NG (New Generation) representa um marco tecnológico na modernização dos veículos blindados nacionais. Desenvolvido em colaboração com o Exército Brasileiro incorpora uma série de melhorias que ampliam a capacidade operacional das Forças Armadas, incluindo novas tecnologias de optrônicos, aprimoramento balístico e sistemas de controle avançados. Dois protótipos já foram entregues e estão em fase de testes no Centro de Avaliação do Exército (CAEx). Outras sete unidades serão produzidas até o final de 2025 para a formação de um lote-piloto. “O Cascavel NG reforça nosso compromisso com a inovação e a soberania nacional no setor de Defesa”, afirma Cesar Silva, CEO da Akaer, acrescentando: “As novas tecnologias e o alto índice de nacionalização do Cascavel NG mostram nosso empenho em promover a independência tecnológica e o fortalecimento da indústria brasileira.”
Além do Cascavel NG (Foto: Akaer), a Akaer levará para a Mostra BID 2024 um portifólio extenso voltado para os setores de Defesa e Segurança. Entre os destaques estará a câmera OPTO 3UCAM, instalada no primeiro nanossatélite de coleta de dados e observação da Terra 100% brasileiro, o VCUB1. Com alta definição, a 3UCAM é capaz de captar imagens da superfície terrestre e identificar objetos do tamanho de uma caminhonete, por exemplo, cobrindo uma faixa de varredura de 14 km.
Outro destaque será a câmera ST30CAM, projetada para o SatVHR, um satélite de monitoramento de alta resolução. Com um sistema óptico reflexivo baseado na arquitetura Korsch, a ST30CAM é capaz de operar em múltiplas bandas espectrais e orbitar entre 400km e 800km de altitude. Suas aplicações são variadas, desde o monitoramento ambiental até a cartografia e gestão de desastres.
Também será apresentado o mockup do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP), um projeto estratégico que visa colocar o Brasil em um seleto grupo de nações que dominam a tecnologia de lançamento de satélites na órbita terrestre, contribuindo para que o país tenha autonomia de acesso ao espaço, pois, hoje, o Brasil depende de outras nações para colocar seus satélites em órbita.
Na área de sistemas de Defesa, a Akaer vai expor o IRSA (sistema de detecção infravermelho) do míssil ar-ar A-Darter, que aprimora a precisão na captura de alvos de calor. Com capacidade de rastreamento em duas faixas espectrais, o IRSA é projetado para atuar em missões de combate aéreo com sensibilidade e acurácia. Outro produto serão o monóculo de visão noturna MVN-1, o sistema de vigilância térmica OLHAR e o drone Albatross.
A empresa também participará de painéis na Mostra BID, onde seus executivos discutirão temas como foguetes, mísseis e veículos operacionais, compartilhando conhecimentos que reforçam sua posição de liderança em inovação e tecnologia.