A participação da Atech na Mostra BID Brasil 2024
- Última Atualização: 03 Dezembro 2024
A Atech, empresa do grupo Embraer, apresentará seu portfólio de soluções para atender às necessidades das Forças Armadas e de segurança pública, na Mostra BID Brasil 2024, participando em conjunto com a Embraer e demais empresas do grupo nos estandes S49 e S52.
Com foco no desenvolvimento de soluções de comando e controle, automação e integração de sistemas, as tecnologias da Atech estão consolidadas em diversos projetos no Brasil e no exterior, nos setores de Defesa Segurança Pública e Controle do Tráfego Aéreo. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e evolução dos principais sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).
Na defesa do espaço aéreo do país, a Força Aérea Brasileira (FAB) coordena um projeto abrangente de modernização/adequação de suas aeronaves, entre elas os caças Gripen, além de seus sistemas de comando e controle. A Atech atua na evolução do sistema DACOM (Defesa Aérea e Circulação Operacional Militar), que controla a Defesa do Espaço Aéreo do nosso país. O sistema tem um papel essencial na integração e coordenação das operações, incluindo a gestão e o controle de aeronaves e outros ativos de defesa aérea.
Na Marina do Brasil, a Atech está presente no Programa das Fragatas Classe Tamandaré (PFCT), especialmente na integração de tecnologias de comando e controle, além de sistemas de combate (CMS - Combat Management System). A Atech é a responsável pela plataforma tecnológica para esses sistemas, com a finalidade de melhorar a capacidade de vigilância, defesa e ataque das fragatas.
No Programa Nuclear da Marinha, especificamente no Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), a empresa desenvolve todos os sistemas de monitoramento, controle e proteção, e atua na integração dos sistemas de instrumentação e nos sistemas auxiliares que vão operar na unidade.
Além desses projetos, a Atech está presente também no Programa H-XBR (Super Cougar) no qual foi co-responsável pelo desenvolvimento do software do N-TDMS e responsável pelo desenvolvimento dos modelos de simulação de sensores e armamentos para realização dos testes de avaliação do sistema.
Atuando também no desenvolvimento de tecnologias de apoio à vigilância de regiões urbanas, a Atech desenvolve soluções que consideram aplicações do tipo anti-drone. Uma delas é o Arkhe GDI (Gerenciamento de Incidentes), plataforma que emprega capacidades avançadas de comando e controle, fornecendo ampla visão do teatro operacional, em tempo real. O sistema possui capacidades e recursos que possibilitam resposta rápida e efetiva a um incidente, seja de origem natural, como eventos meteorológicos, ou de natureza humana, como falhas em equipamentos ou ações criminosas. Na segurança pública, o Arkhe GDI tem sua empregabilidade em diferentes tipos de operações que necessitem de planejamento e monitoramento em tempo real.
A empresa participa regularmente de exercícios cibernéticos como o Locked Shields, organizado pela Centro de Excelência em Defesa Cibernética Cooperativa (CCDCOE) da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Foto: Atech).