EDGE faz 42 novos lançamentos no Dubai Airshow 2025
- Última Atualização: 17 Novembro 2025
No Dubai Airshow 2025, a EDGE está revelando 42 novos produtos e num dos lançamentos mais ambiciosos de sua história. A nova linha abrange sistemas autônomos, armas inteligentes, sistemas de propulsão, capacidades espaciais, tecnologias de radar e comunicações seguras, refletindo a crescente força industrial dos Emirados Árabes Unidos.
Hamad Al Marar, Diretor-Managing e CEO do EDGE Group, afirmou: “O Dubai Airshow tem um lugar especial na história da EDGE. Foi aqui, em 2019, que nossa trajetória começou — e este ano o evento comprova o quanto avançamos. De uma ideia ousada a uma força global, agora lançamos 42 novos produtos em um único dia e mais de 250 em todo o nosso portfólio. Não estamos apenas atendendo às necessidades do mercado local, estamos competindo globalmente, com mais de 53% da nossa receita vindo de exportações. O que antes era uma ambição, agora é realidade — impulsionada por nosso time, por parceiros mundiais e por uma determinação incansável de liderar o futuro da tecnologia avançada e da defesa.”
Sistemas Autônomos
Um futuro produto da recém-anunciada EDGE–Anduril Production Alliance, o Omen é um veículo aéreo autônomo de capacidade hover-to-cruise, projetado para reunir autonomia, carga útil e flexibilidade de missão de sistemas muito maiores em uma nova aeronave de Grupo 3, que não depende de pistas. A “joint venture” permite que a EDGE acesse a plataforma de software Lattice, da Anduril — continuamente atualizada —, uma camada fundamental de comando e
controle habilitado por IA que potencializará sistemas da “joint venture”, tanto novos quanto já existentes.
Já o JERNAS-M é um UAV compacto de média altitude e longa autonomia para ISR persistente e ataque de precisão, ampliando a consciência situacional e acelerando ciclos de decisão. O VORTEX-E oferece interceptação precisa de drones, minimizando os efeitos colaterais; enquanto o STRIKE é uma aeronave robusta de asa fixa para transporte de armamentos, estendendo o alcance tático em missões de média altitude.
Armas Inteligentes
Em uma clara mudança em direção a soluções mais disruptivas — com foco na relação custo/benefício, desempenho e rapidez de entrega — a EDGE lançou um novo conjunto de armas inteligentes. O mais destacado é o WSM-1, uma solução de ataque de longo alcance com navegação resiliente e redirecionamento terminal assistido por IA. O novo DARKWING é um sistema de ataque autônomo modular, lançado por ar ou terra, com buscadores e cargas úteis intercambiáveis para reconfiguração rápida de missão. O THUNDER-ER converte munições aéreas já existentes em armas inteligentes de longo alcance (stand-off), ampliando o raio operacional, enquanto reduz o custo do ciclo de vida e simplifica o suporte.
Sistemas de Propulsão
Para impulsionar essa nova onda de sistemas autônomos e armas inteligentes — e garantir uma resiliente cadeia local de suprimentos local resiliente, a EDGE expandiu seu portfólio de propulsão para incluir motores a pistão, turbinas, microjatos e motores de foguete de combustível sólido, líquido e híbridos. Essa capacidade ampliada cobre propulsão para UAVs, munições vagantes e plataformas de mísseis, além de motores de foguete desenvolvidos para armas inteligentes avançadas, missões suborbitais e futuras aplicações de lançamento espacial.
Capacidades Espaciais
Aproveitando a crescente presença da EDGE no setor espacial, a ZENITH é uma nova plataforma de operações espaciais e orquestração de dados, unificando o acesso a imagens multissensores e dados de constelações nacionais, comerciais e aliadas. Ela serve como o centro de descoberta, tarefa, entrega e gestão de fluxos de coleta e solicitação em larga escala, fornecendo às equipes de missão uma imagem operacional única e confiável em tempo real — permitindo operações seguras, eficientes e coordenadas nos domínios de observação da Terra e consciência espacial.
Tecnologias de Radar
A EDGE está avançando em seu portfólio de sensores e guerra eletrônica com novos sistemas de radar e inteligência que combinam IA, processamento digital e design modular para uso multidomínio. O AL HARRIS X é um radar AESA de última geração para defesa aérea de curto alcance para operações antidrones, utilizando classificação e previsão de trajetória baseadas em IA para reforçar a proteção de fronteiras, áreas costeiras e ativos críticos.
Já o AMES P complementa esse sistema como um pod de reconhecimento aerotransportado para aeronaves de asa fixa, helicópteros e plataformas não tripuladas, oferecendo detecção de sinais de alta precisão, geolocalização em tempo real e capacidades avançadas de apoio eletrônico.
Comunicações Seguras
A EDGE também lançou o KATIM GATEWAY X9000M, um encodificador de rede portátil, de alta confiabilidade, que redefine a mobilidade segura. Sendo o mais recente da série GATEWAY, ele oferece criptografia em nível governamental em um formato compacto e portátil, garantindo conectividade segura em todos os ambientes de missão. Totalmente interoperável com a infraestrutura existente da KATIM, o X9000M amplia o portfólio de comunicações seguras da EDGE e avança a capacidade soberana de proteção confiável de dados.
Conclusão
Desde seu lançamento no Dubai Airshow em 2019, com 30 produtos, a EDGE expandiu seu portfólio para 250 produtos, sendo 150 exibidos no evento deste ano. Esse crescimento reflete investimentos contínuos em capacidade soberana e o impacto de parcerias estratégicas que fortaleceram a presença global do grupo. Essas colaborações ampliaram a competitividade da EDGE nos mercados internacionais e sustentam receitas de exportação que agora superam 53%. Sob o tema “Always Ahead, Always Above”, a EDGE está exibindo seus sistemas avançados em aeronáutica, espaço, propulsão, armas inteligentes, radares e guerra eletrônica, tecnologias eletro-ópticas e comunicações seguras em seu estande principal, 520, e no estande externo S34.

Dark Wing

Jernas-M








