14Novembro2025

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

F-39E Gripen e KC-390 Millennium concluem voos de certificação de reabastecimento

A Saab e a Embraer, em cooperação com a Força Aérea Brasileira (FAB), concluíram com sucesso a campanha de certificação para o reabastecimento em voo do caça F-39E Gripen pela aeronave multimissão KC-390 Millennium.

Realizada no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP), sob coordenação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, a campanha reuniu engenheiros e pilotos de ensaios da Saab, da Embraer e da FAB. Durante os testes, foram avaliadas diversas configurações de voo, velocidades e altitudes, confirmando a precisão durante o reabastecimento em voo. Os sistemas fly-by-wire de última geração de ambas as aeronaves contribuíram para o sucesso da operação, com o KC-390 proporcionando uma esteira aerodinâmica favorável e o Gripen E demonstrando excelente resposta em voo. 

A campanha de ensaios em voo teve dois objetivos principais. O primeiro foi qualificar o Gripen E como aeronave receptora de reabastecimento em voo, uma etapa fundamental para validar seu desempenho, estabilidade e integridade estrutural durante toda a operação. O segundo objetivo foi verificar a compatibilidade entre as duas aeronaves em todo o envelope de voo do KC-390, incluindo reabastecimentos em alta velocidade, tanto em condições diurnas quanto noturnas. O reabastecimento em voo do F-39E Gripen pelo KC-390 reforça ainda mais a interoperabilidade entre essas duas aeronaves de última geração, ampliando seu alcance operacional e capacidade conjunta.

A Autoridade de Aviação Militar da Suécia (SE-MAA) poderá agora analisar as evidências de verificação da capacidade de reabastecimento ar-ar do Gripen E como parte do seu processo de certificação. Em seguida, o processo de certificação será conduzido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) da FAB. Essas instituições são responsáveis pela análise técnica e validação dos resultados, garantindo que os padrões de segurança e desempenho atendam aos critérios internacionais mais exigentes.

Batizada de Operação Samaúma pela FAB, a campanha envolveu cerca de 40 profissionais e coloca o Brasil entre os poucos países capazes de desenvolver, testar e validar integralmente sistemas de reabastecimento em voo com tecnologia nacional (Fotos: Embraer/Infográfico: Saab/FAB).