03Dezembro2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Argentina: Hurón na Antártica

Pela primeira vez em 51 anos, o Comando de Aviación Naval da Argentina enviou uma aeronave de asa fixa ao continente antártico. Às 04:33 horas de 17 de novembro, o UC-12B Hurón (1-G-43) pouso com êxito na Base Petrel. A aeronave foi incorporada à Escuadrilla Aeronaval de Vigilancia Marítima em julho de 2023, tendo feito parte de uma aquisição conjunta feita à U. S. Navy com a Fuerza Aérea Argentina através do programa Foreign Military Sales – FMS.

O planejamento desse voo durou seis meses, incluindo o aprestamento da aeronave, a preparação da tripulação e a definição da rota, levando em conta o estudo de alternativas devido à autonomia do avião. Durante esse voo, o Hurón recebeu o apoio do recém-incorporado P-3C Orion, configurado como SAR, caso fosse necessário.

A operação foi possível graças aos preparativos realizados na Base Petrel para receber esse tipo de voo, o primeiro dos quais foi realizado há pouco tempo e incluiu um Saab 340B. Assim, foi aberta a possibilidade de se contar com um número maior de aeronaves para realizar a ponte aérea de verão e contribuir com o traslado de pequenas cargas ou a substituição de pessoal, para evitar a saturação nos voos dos C-130H Hercules da FAA, que são responsáveis por suportar todo o peso da operação durante os meses de verão. No caso de serem necessárias evacuações aeromédicas a partir da Base Petrel, será possível configurar o interior do Hurón com um kit sanitário, evitando-se assim o emprego de uma aeronave de porte muito maior (Texto de Ignacio V. Mansini; o autor agradece à Armada Argentina e ao Ministerio de Defensa pelas fotos feitas pelos tripulantes da aeronave por membros da Base Petrel).