27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab recebe pedido de Gripen para a Hungria

A Saab assinou hoje um contrato com a Administração Sueca de Materiais de Defesa (FMV) e recebeu um pedido de quatro caças Gripen C (Foto: Saab) adicionais para a Hungria.

Este pedido segue uma alteração ao contrato entre a FMV e o governo húngaro assinado em dezembro de 2001 relativo à 14 caças Gripen C/D para a Força Aérea Húngara. A alteração do contrato para as quatro aeronaves adicionais foi assinada pelo Ministério da Defesa húngaro e pela FMV em 23 de fevereiro de 2024. Com esta nova alteração do contrato, a Hungria operará um total de 18 aeronaves Gripen C/D para proteger e defender o espaço aéreo húngaro e da OTAN.

A Saab tem atualmente um contrato com a FMV relacionado ao apoio às aeronaves Gripen da Hungria, e está pronta para fornecer atualizações e suporte adicionais aos caças húngaros após 2035. 

A Saab e o Ministério da Defesa húngaro também assinaram um Memorando de Entendimento relativo ao desenvolvimento de áreas industriais de alta tecnologia e capacidades de aeronaves de combate. A cooperação inclui apoio ao estabelecimento de um Centro de Excelência para tecnologias de Realidade Virtual na Hungria.