07Setembro2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Escuela de Suboficiales Sargento Cabral se exercita no terreno

Entre 10 e 16 de junho de 2024, a Escuela de Suboficiales Sargento Cabral do Ejército Argentino realizou um exercício no terreno com os aspirantes a Suboficial e Cabos “Artículo 11”(1) para desenvolver diversas atividades. O local foi o Campo Azopardo, pertencente à Guarnición Militar Azul, situado no centro da província de Buenos Aires, lugar caracterizado por elevações no terreno, o que gera um certo grau de dificuldade.

Participaram a Batería de Artillería, a Primera e a Segunda Compañías de Infantería, o curso de segundo ano da Primera Compañía de Arsenales e a Compañía de Cabos Artículo 11. Todas essas unidades sendo pertencente à Escuela, e contaram com o apoio de pessoal e unidades de saúde da Guarnición Militar Azul.

As atividades começaram tão logo os aspirantes chegaram ao terreno, armando-se os bivaques e as posições das diferentes subunidades. Após isso, foram iniciados os deslocamentos no terreno e exercícios de tiro real com fuzis FAL, metralhadoras MAG e pistolas, por parte dos aspirantes de Artillería e Infantería. O tiro defensivo foi executado de dia e de noite, em distintas posições e distâncias, para que os aspirantes compreendesses os aspectos técnicos envolvidos. Todas as Compañías realizaram manobras de ataque e de defesa de posições noturnas. Os infantes também executaram a preparação noturna das posições de morteiros de 81mm, posteriormente fazendo tiro com munição real a distâncias de 1.500m e também com munição subcalibre. Os artilheiros também realizaram tiro com munição subcalibre e treinaram o movimento de obuseiros CITER de 155mm e, juntamente com os especialistas em óptica, foi realizada a manutenção dos elementos de pontaria.

A Dirección de Aviación de Ejército prestou apoio, disponibilizando um Bell UH-1H do Escuadrón de Exploración y Ataque 602 para traslados sanitários, mas felizmente não houve necessidade de utilizá-lo para esse fim, e sim somente para instrução de embarque/desembarque e familiarização com voo dos aspirantes mais destacados de cada Compañía. (Texto e fotos: Ignacio Vivas Mansini).

(1) Cabos “Artículo 11” são soldados voluntários que após aprovação no terceiro ciclo de instrução, ou Núcleo de Instrucción Avanzada, ingressam sem título secundário.