26Maio2018

   
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Livro sobre blindados lançado em Portugal

Foi lançado em Portugal o livro “Berliet, Chaimite e UMM – Os Grandes Veículos Militares Nacionais”, de autoria de Pedro Manuel Monteiro. Com 168 páginas, a obra foi lançada pela editora Contra a Corrente, e é baseada em 70 entrevistas com militares e funcionários das empresas fabricantes, além de reportagem com unidades militares portuguesas e pesquisas em Portugal, França, Holanda e Estados Unidos. O livro, no tamanho 29cm x 26cm (largura x altura) contém 25 perfis e 470 fotos em p/b, sendo o miolo em papal couché semi-mate de 170gr/cm2. Como a tiragem é relativamente pequena (750 exemplares), aconselhamos aos interessados que entrem em contato direto com a editora, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

 

Lançado livro sobre defesa da Amazônia Azul

Poucas expressões aparecem tanto na mídia brasileira quanto “Amazônia Azul”. E, lamentavelmente, poucas são tão mal compreendidas. Um dos fatores é a tradicional superficialidade com que a chamada “grande mídia”, impressa ou não, trata a maioria dos temas que não conhece — o que não impede a emissão de opiniões “abalizadas”, baseadas em autonomeados “especialistas”. Outro fator é a complexidade do tema, não sendo possível explicá-lo em poucas linhas. De qualquer forma, porém, parece haver uma concordância aparentemente generalizada que se trata de algo importante, e que portanto deve ser defendido. Sim, mas como???

Assim, é mais do que oportuno o lançamento da obra “a Defesa do Ouro Negro da Amazônia Azul” pela Escola de Guerra Naval (EGN). De autoria dos Capitães-de-Fragata Luciano Ponce Carvalho Judice e Charles Pacheco Piñon, ambos membros do corpo docente da EGN. O livro começa explicando o que é a Amazônia Azul e seu ouro negro, e muitos descobrirão com surpresa que ambos são muito mais importante do que é em geral percebido. A parcela de energia brasileira que provém do mar já é altamente significativa, e o desenvolvimento do chamado Pré-Sal vai tornar a Amazônia Azul mais importante ainda.

Mas não param por aí os autores. Eles chamam a atenção, por exemplo, para o fato de que a maioria dos conflitos armados entre 1914 e 1974 estão relacionados, de uma forma ou de outra, ao petróleo. E não só isso, mas são elencados os tipos de ameaça à infraestrutura crítica do “offshore” ,que podem por em risco a exploração do nosso petróleo oceânico, e que vão desde pirataria e terrorismo, passando por vandalismo, sabotagem e outros tipos, chegando finalmente até as hostilidades interestatais e o tráfego marítimo. Essas ameaças são não só descritas, como também analisadas e até elencadas, de acordo, por exemplo, com o tipo e nível de impacto e a probabilidade de sua ocorrência. Uma vez demonstrado inequivocamente que é preciso pensar na defesa desse importantíssimo patrimônio , os autores tecem interessantíssimas considerações sobre o modelo organizacional proposto para a Defesa Proativa da Amazônia Azul. 

A obra é leitura recomendada para todos aqueles que se interessam pelos temas nacionais de grande relevância para o país. O livro claramente não pretende ser apresentado como a fonte ou o repositório de todas as boas ideias sobre o assunto, mas inequivocamente mostra que o problema é complexo, e que precisa ser pensado agora. As providências necessárias e/ou possíveis precisam ser implementadas o mais rapidamente possível, para que não tenhamos que nos arrepender amargamente no futuro. Para que isso aconteça, deve haver antes de mais nada vontade política... e aí parece residir um dos grandes óbices. A vontade da nossa classe política, salvo as poucas e honrosas exceções, nem sempre é coincidente com os legítimos e mais prementes interesses da Nação. Defender o ouro negro da Amazônia Azul não vai ser barato nem fácil... mas não fazê-lo será muito mais oneroso e com consequências muito mais difíceis de serem encaradas.

Com o objetivo de promover a leitura e a conscientização nacional sobre o tema, os autores disponibilizaram a obra na íntegra para que possa ser baixada em formato pdf no seguinte LINK.

Biografia de Guido Pessoti

A Somos Editora lançou, no dia 9 de dezembro, na APVE-Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer (em S. José dos Campos-SP) o livro “Guido Pessoti: mestre do design aeronáutico”, de autoria do jornalista e historiador aeronáutico Mário Vinagre.

Leia mais...

Livro sobre o Stuart no EB

Em 128 páginas (mais as capas) no formato 18,0 x 24,5cm, o livro “O Stuart no Brasil” descreve a trajetória do Carro de Combate Leve M3/M3A1 Stuart no Exército Brasileiro.

Leia mais...

“A Serviço do Generalíssimo”

A C&R Editorial acabou de lançar um novo livro de autoria do pesquisador paulistano Hélio Higuchi, e o assunto é um dos mais inusitados possíveis, o que só aumenta o valor da obra.

Leia mais...