Realizado o sétimo lançamento do MANSUP
- Última Atualização: 26 Setembro 2024
No dia 13 de setembro, a Marinha do Brasil realizou, a partir da fragata Rademaker, o sétimo lançamento do Míssil Antinavio de Superfície (MANSUP), desenvolvido em parceria com a SIATT, com tecnologia 100% brasileira. O MANSUP possui alcance de 70 km, com velocidade 0,8 Mach (cerca de 980 km/h), ao nível do mar. Neste lançamento a Cabeça de Combate foi substituída por uma Cabeça Telemétrica, responsável por transmitir para as estações de recepção de telemetria as informações adquiridas durante o voo para posterior análise pelos engenheiros da SIATT.
Com a expertise em integração de sistemas, a SIATT é a responsável técnica por todo o projeto, sendo a fornecedora futura de todo o Sistema de Armas do MANSUP, que inclui o CLM (Console Lançador de Mísseis), o ETLM (Equipamento de Testes de Lançamento de Mísseis) e o SGNC (Sistema de Guiagem, Navegação e Controle) e todos os equipamentos e ferramentas de Suporte Logístico.
O projeto MANSUP teve início em 2008 e o desenvolvimento teve lugar a partir de 2011, quando a Marinha do Brasil anunciou parceria com algumas empresas brasileiras, com destaque para a SIATT. Com a evolução do projeto a SIATT assumiu a montagem e testes do MANSUP e a sua integração com os navios da Marinha do Brasil. O primeiro lançamento aconteceu em novembro de 2018. A próxima etapa do Projeto do MANSUP será a sua produção industrial, possibilitando que o sistema completo seja embarcado nos navios brasileiros. A previsão é que os mísseis MANSUP comecem a ser entregues para a Marinha do Brasil a partir de 2026 (Fotos: SIATT).