Grupo EDGE e Marinha do Brasil assinam acordo referente ao MANSUP
- Última Atualização: 09 Setembro 2024
No dia 3 de setembro de 2024, o Grupo EDGE assinou um acordo de cooperação estratégica com a Marinha do Brasil para concluir o desenvolvimento do Míssil Antinavio Nacional de Superfície - MANSUP até o final de 2025.
De acordo com o documento assinado, o Grupo EDGE e a SIATT fornecerão os recursos necessários para garantir que o MANSUP fique pronto a tempo de ser integrado às fragatas classe “Tamandaré”. O acordo também fornece a estrutura para que o Grupo EDGE utilize a tecnologia e os dados técnicos do MANSUP no desenvolvimento do MANSUP-ER, variante de alcance estendido. Para Rodrigo Torres, Diretor Financeiro do Grupo EDGE, esse programa não apenas fortalece os setores de defesa do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, mas também, em colaboração com a SIATT, promete benefícios que vão além do desenvolvimento de mísseis. “Eles levarão ao estabelecimento de novas fábricas e criarão inúmeras oportunidades de emprego, promovendo o crescimento de toda a base industrial e da economia. Estamos entusiasmados com o avanço de nossa colaboração com as Marinhas do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, à medida que expandimos nossa família de sistemas de mísseis e impulsionamos a transformação no setor de defesa”, disse.
A assinatura, realizada durante uma visita oficial da Marinha do Brasil ao Grupo EDGE, contou com a presença do Almirante-de-Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material da Marinha do Brasil; do Contra Almirante Emerson Gaio Roberto, Comandante da Força Aeronaval; do Contra Almirante Carlos Henrique de Lima Zampieri, Diretor de Sistemas de Armas Navais; do Contra Almirante Marcelo da Silva Gomes, Diretor de Gestão de Programas da Marinha e Diretor de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha; e do Contra Almirante Sergio Blanco Ozório, Diretor de Aeronáutica da Marinha.
O acordo é a mais recente evolução em uma colaboração contínua entre o Grupo EDGE, a SIATT e a Marinha do Brasil. Pouco depois de adquirir uma participação de 50% na SIATT, o Grupo EDGE anunciou uma grande expansão da base de fabricação da SIATT em São Paulo e dois contratos para entregar o MANSUP e o MANSUP-ER à Marinha do Brasil e ao Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos (Foto: EDGE Group).