FFE celebra 69 anos
- Última Atualização: 08 Fevereiro 2026
Com cerimônia militar que contou com a presença de várias autoridades civis e militares, realizada no Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador (Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil comemorou o 69º aniversário da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) que, graças à capacidade de pronto emprego e ao caráter anfíbio e expedicionário, é referida como “A Força que vem do mar”.
Durante o evento, foram premiados militares que mais se destacaram ao longo de suas carreiras, com mais dias de manobra e exercício, maior tempo de tropa, número de saltos e horas de mergulho. Além de uma exposição estática de material, o público teve a oportunidade de acompanhar o desfile de uma Unidade Anfíbia (UAnf), de uma representação da Associação de Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais (AVCFN) e de jovens do Programa Forças do Esporte (PROFESP).
A Força de Fuzileiros da Esquadra foi criada pelos Decretos de nº 40.862, de 6 de fevereiro de 1957, e o de nº 41.352 “A”, de 22 de abril de 1957, da Presidência da República. Parcela operativa do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e do Conjugado Anfíbio da Marinha do Brasil, a Organização Militar tem como missão preparar e prover Grupamentos Operativos de Fuzileiros Navais para as operações e ações de guerra naval e demais situações de emprego que lhes são afetas, como previsto na Doutrina Militar Naval (Fotos: FFE).













