23Janeiro2026

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

MBDA recebe novo pedido de mais mísseis Meteor da Alemanha

A MBDA recebeu um contrato para fornecer mísseis ar-ar de alcance além do visual (BVR) Meteor (foto: MBDA) adicionais para as Forças Armadas Alemãs (Bundeswehr).

Na sequência de pedidos anteriores, este novo contrato para o Meteor foi concedido à MBDA pelo Gabinete Integrado do Programa Conjunto Meteor (Meteor Integrated Joint Programme Office – IJPO), em nome do Gabinete Federal Alemão de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw).

Éric Béranger, CEO da MBDA, declarou: “O Meteor é um exemplo marcante da força da colaboração multinacional na entrega de capacidades de defesa de nível mundial. Este novo contrato da Alemanha, um dos países parceiros no desenvolvimento do míssil, reflete a confiança contínua em um programa que reúne tecnologias de ponta de seis nações europeias, por meio de uma parceria única liderada pela MBDA, para fornecer uma capacidade militar decisiva comum. Em 2025, tivemos mais um ano de sucesso para o Meteor, à medida que os países continuaram a investir em sua superioridade aérea e a garantir a soberania de seus espaços aéreos.

O Meteor é o resultado de um consórcio colaborativo de parceiros europeus liderado pela MBDA. Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Suécia fazem parte dessa colaboração. O METEOR é equipado com um sistema de propulsão ramjet, um foguete de combustível sólido, fluxo variável e duto, produzido na Alemanha pela subsidiária da MBDA, a Bayern-Chemie. Esse motor “ramjet” fornece ao míssil o impulso necessário durante todo o voo até a interceptação do alvo, garantindo uma exclusiva “No Escape Zone”, maior do que a de muitos outros mísseis ar-ar.

As plataformas aéreas de combate de muitos países ao redor do mundo estão equipadas com o Meteor, incluindo Typhoon, Rafale, Gripen e o KF-21 Boramae.

Em 2025, o Meteor avançou em sua integração ao F-35, com o primeiro voo no F-35B e testes em solo antes do primeiro voo no F-35A. Em novembro de 2025, a Força Aérea Brasileira confirmou o disparo de teste bem-sucedido do METEOR a partir de seus caças F-39E Gripen E, ressaltando sua contribuição para a capacidade de defesa aérea do Brasil.