IACIT conclui entrega de sistema antidrone para o EB
- Última Atualização: 27 Novembro 2025
A IACIT concluiu a entrega do último lote do Sistema Antidrone DroneBlocker?ao Exército Brasileiro. Os últimos quatro equipamentos SCE0100 — de um total de dez — foram entregues ao Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército (CCOMGEX) e integrados ao Projeto SAD/SISFRON (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras), reforçando a proteção de tropas e infraestruturas críticas contra drones não autorizados.
A tecnologia desenvolvida pela IACIT foi amplamente avaliada pelo Exército. Os testes abrangeram provas de desempenho no Forte Marechal Rondon (Brasília), com simulações de interceptação e operação integrada ao Centro de Instrução de Guerra Eletrônica (CIGE) e ao 1º Batalhão de Guerra Eletrônica (1º BGE), além de um treinamento intensivo. “O DroneBlocker é uma solução altamente eficaz contra ameaças reais e uma demonstração concreta do potencial da Base Industrial de Defesa. O sistema foi pensado para atender aos desafios operacionais do nosso território, garantindo soberania, segurança e resposta imediata em situações críticas”, disse Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Desenvolvido com tecnologia 100% nacional, o DroneBlocker foi projetado para inibir a comunicação de drones que operam por radiofrequência. O equipamento neutraliza Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) por meio de bloqueadores de radiofrequência (jamming), interrompendo o vínculo entre o drone e seu operador. A perda de sinal pode forçar o pouso controlado, o retorno automático ao ponto de origem. A solução pode funcionar nos modos autônomo ou manual, adaptando-se a diferentes cenários operacionais.
O DroneBlocker é utilizado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) e tem papel ativo em missões de proteção de fronteiras, combate ao garimpo ilegal e enfrentamento ao narcotráfico na Amazônia. O sistema já foi empregado em operações estratégicas, como os Jogos Olímpicos de 2016, a Cúpula do G20, o encontro do BRICS e, mais recentemente, reforçou a segurança da COP30, conferência climática da ONU realizada em Belém (Fotos: IACIT).










