12Novembro2025

 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Atech na AREMUSS

A Atech do Aratu Maritime Unmanned Systems Simulation (ARAMUSS 2025), promovido pela Marinha do Brasil, na Base Naval de Aratu, em Salvador (BA). O evento, que começou na segunda-feira (10/11) e segue até sexta (14/11), reúne instituições de pesquisa, universidades e empresas do setor de defesa para demonstrações, experimentações e debates sobre tecnologias voltadas a sistemas navais não tripulados.

Na terça-feira, a Atech apresentou os sistemas Arkhe Integrated Surveillance (IS) e Arkhe GDI, e realizou simulações em cenários reais de operação, demonstrando como a integração de sensores, sistemas e dados operacionais pode ampliar a eficiência das missões e do processo de tomada de decisão em tempo real. Entre as demonstrações realizadas, destaca-se a solução antidrone (C-UAS), baseada no sistema Arkhe Integrated Surveillance (IS), que combina tecnologia de comando e controle com sensores avançados, como o de detecção RF passiva. A solução oferece consciência situacional em tempo real do espaço aéreo, com capacidade de detectar, identificar e classificar drones de diferentes perfis e dimensões, apoiando a mitigação de ameaças e a proteção de áreas sensíveis. 

Com expertise no desenvolvimento de sistemas de comando e controle, vigilância e inteligência, a Atech é parceira tecnológica da Marinha do Brasil e tem contribuído para o fortalecimento da indústria nacional de defesa, promovendo inovação e autonomia tecnológica no país. “O ARAMUSS representa uma oportunidade importante para demonstrarmos, na prática, o potencial das soluções desenvolvidas pela Atech para detecção, rastreamento e classificação de veículos não tripulados, bem como para ampliar a consciência situacional em ambientes complexos”, destaca Marcos Cesar de Melo Pinto, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Atech. “Essa interação entre Marinha, academia e indústria impulsiona o avanço da capacidade tecnológica nacional.”

A programação do ARAMUSS 2025 inclui exposição de projetos, palestras com especialistas e demonstrações de veículos não tripulados e autônomos, promovendo a troca de conhecimento entre os principais atores da área de defesa e estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias para aplicações navais e de segurança (Foto: Atech).