Pioneira, Marinha finaliza testes com drone tático de ataque durante Operação “Furnas 2025”
- Última Atualização: 01 Novembro 2025
Durante a Operação “Furnas 2025”, encerrada esta semana, a Marinha do Brasil (MB) finalizou os voos de testes para o emprego da primeira aeronave tática remotamente pilotada (Fotos: Marinha do Brasil). Os primeiros lançamentos desse tipo de aeronave foram durante a Operação “Atlas Armas Combinadas”, em setembro deste ano, em Formosa (DF), e agora a MB finaliza mais uma etapa do projeto.
O protótipo foi desenvolvido por militares do Batalhão de Combate Aéreo, que já utilizavam modelos específicos para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento. O drone tático de ataque, como é popularmente conhecido, possui 1,64 metro de envergadura, 65 centímetros de comprimento de fuselagem, autonomia de até 25 minutos e alcance de até cinco quilômetros. É equipado com carga explosiva capaz de neutralizar veículos e aeronaves.
“Fomos os pioneiros em lançar o primeiro drone de reconhecimento, em 2006. Agora estamos, com muito orgulho, finalizando os testes de lançamento do primeiro drone tático de ataque das Forças Armadas. Trata-se de um equipamento que pode ser usado tanto em caráter defensivo, contra possíveis agressores, quanto ofensivo, para defender os interesses do País em qualquer lugar e a qualquer hora”, afirma o Comandante do Batalhão de Combate Aéreo, Capitão de Mar e Guerra (Fuzileiro Naval) Rodrigo Rodrigues Fonseca. Fonte: Agência Marinha de Notícias)



Drone tático de ataque pouco antes de atingir o alvo e após atingí-lo – Imagens: Marinha do Brasil








