Exército vai receber mais cinco Cascavel NG em 2026
- Última Atualização: 14 Outubro 2025
A Akaer avança no programa de modernização da viatura blindada Cascavel NG. A empresa vai finalizar a entrega de um lote piloto de sete unidades modernizadas para o Exército Brasileiro (EB) no primeiro semestre de 2026. Dois protótipos já foram entregues e submetidos a uma intensa bateria de testes no Centro de Avaliações do Exército (CAEx), em Guaratiba (RJ), em setembro de 2024, abrangendo provas de desempenho em terrenos acidentados, simulações de combate e travessias em vau e rampas, confirmando a adequação do veículo às exigências operacionais da Força Terrestre. As unidades continuam sendo testadas, enquanto os cinco veículos restantes do lote piloto estão em processo de modernização e seguirão o mesmo protocolo antes de serem distribuídos às Unidades de Cavalaria Motorizada do Exército.
O General Hertz Nascimento, Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, destacou o impacto positivo do projeto: "Esse projeto tem superado as nossas expectativas. O novo motor, o novo sistema de pontaria e o novo sistema óptico agregam uma capacidade que nós não tínhamos nesse material, trazendo uma motivação para o aumento do potencial de combate da Força Terrestre. Quero cumprimentar todos os envolvidos neste projeto, que vai trazer uma modernização substancial na tropa mecanizada do Exército Brasileiro", afirmou.
O projeto de modernização do blindado, conduzido pelo Consórcio Força Terrestre sob liderança da Akaer, é desenvolvido em estreita parceria com o Exército Brasileiro, por meio da Diretoria de Fabricação. Desenvolvido na década de 1970, o Cascavel agora incorpora inovações tecnológicas que o equiparam aos mais modernos veículos de sua categoria que o transforma na prática em um veículo completamente novo. Entre os principais avanços, destacam-se:
- motor de maior potência e eficiência operacional;
- comandos eletrônicos para ajuste de pressão de pneus e suspensão adaptável;
- sistema automatizado de giro da torre e elevação do canhão de 90 mm por joystick;
- optrônicos de última geração, com câmeras termais, visão noturna e plataforma giroestabilizada para o optrônico do comandante;
- computador de tiro com cálculo balístico automatizado;
- sistema de Comando e Controle integrado, compatível com outras viaturas do Exército; e
- sistema de ar-condicionado e freios modernizados, aprimorando conforto e segurança.
Antecipando a integração dos novos veículos, cerca de 30 militares participaram de um treinamento especializado entre 15 e 26 de setembro de 2025, no Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP). A capacitação, ministrada pelo Consórcio liderado pela Akaer, focou na operação e manutenção de toda a plataforma automotiva, na torre de 90mm revitalizada, no sistema de visão, sistema de Comando e Controle e nas melhores práticas de condução, fortalecendo a autonomia técnica das Forças Armadas.
“O Cascavel NG é mais do que um projeto de modernização. Ele simboliza o avanço da engenharia de defesa nacional e a capacidade que o Brasil tem de desenvolver tecnologia de ponta. Ver esse blindado ganhar nova vida, agora com sistemas modernos e integração digital, é motivo de orgulho para todos nós. Ao mesmo tempo, o projeto fortalece nossa parceria com o Exército Brasileiro e amplia as oportunidades da Akaer no cenário internacional, mostrando que a inovação e a soberania tecnológica podem caminhar juntas”, afirmou Cesar Silva, CEO da Akaer (Fotos: Akaer).