IACIT apresenta soluções estratégicas na Meteorological Technology World Expo 2025
- Última Atualização: 10 Outubro 2025
De 14 a 16 de outubro, a IACIT estará participando da Meteorological Technology World Expo 2025, em Viena, Áustria. Considerada o principal encontro global do setor, a Meteorological Technology reunirá mais de 150 expositores e cerca de 2.000 profissionais de mais de 100 países, entre especialistas, representantes governamentais e executivos da indústria. A empresa levará ao evento duas de suas principais tecnologias aplicadas ao monitoramento meteorológico: o radar RMT 0200 e a plataforma de comando e controle MIND.
O RMT 0200 é um radar meteorológico em banda S, desenvolvido e fabricado no Brasil. Com alcance superior à 400km, fornece dados detalhados e em tempo real sobre volume, localização e intensidade de fenômenos climáticos como tempestades, alagamentos e deslizamentos de terra. O RMT 0200 amplia significativamente a área monitorada, aumentando a eficiência dos sistemas de alerta e a capacidade de resposta a emergências. Além do uso em operações aeronáuticas e militares, o radar pode ser integrado a centros de Defesa Civil e emergências, fornecendo informações de alta resolução em situações críticas. "A tecnologia utilizada é considerada estratégica e dominada por poucos países. Por esse motivo, o desenvolvimento nacional desse radar representa um avanço, um movimento importante na busca da autonomia tecnológica do Brasil no setor de defesa e meteorologia", afirma Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Complementando o RMT 0200, a IACIT apresentará também a plataforma MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores). A plataforma é um sistema avançado de comando, controle e inteligência para monitoramento meteorológico. Desenvolvida para emitir alertas de curto prazo, reúne ferramentas de análise que auxiliam na antecipação de eventos climáticos e no planejamento de ações preventivas.
O sistema opera via web, e pode ser adaptado a diferentes cenários. Projetado para centros de tráfego aéreo, Defesa Civil e outras operações de missão crítica, possibilita respostas rápidas e mais assertivas a situações e gestão de riscos (Fotos: IACIT).