SIATT: dez anos
- Última Atualização: 19 Setembro 2025
Desde sua fundação, em 2015, a empresa transforma conceitos e tecnologias em produtos estratégicos para o Brasil, reforçando a soberania do país e aumentando a sua capacidade de defesa e poder de dissuasão.A trajetória da SIATT começa muito antes de 2015, pois a base que daria origem à empresa já estava sendo construída. No início dos anos 1990, um grupo de engenheiros se uniu para enfrentar a crise do setor aeroespacial e manter viva a capacidade tecnológica nacional. Essa experiência inicial formou o alicerce que, anos depois, permitiu com que os sócios fundadores Azhaury Cunha Filho, Rogerio Salvador, Carlos Alberto Carvalho e Wagner Amaral criassem uma empresa inovadora focada em soluções estratégicas de defesa. Mais tarde, juntaram-se à sociedade Ricardo Ramalho, Robson Duarte e Wanderley Dumont, agregando suas competências e talentos.
Superando grandes desafios e guiados por um propósito comum, os fundadores criaram a SIATT, posicionando a empresa em importantes programas nacionais de defesa desenvolvidos em parceria com as Forças Armadas. Ao longo desses dez anos, construíram um legado de inovação tecnológica, com destaque para o míssil antinavio MANSUP, desenvolvido com a Marinha do Brasil, sua versão estendida MANSUP-ER (em parceria com a Marinha e com o Grupo EDGE), o míssil anticarro MAX 1.2 AC, desenvolvido com o Exército Brasileiro e o Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (SisGAAz), projeto da Marinha do Brasil.
Por ocasião da cerimônia de inauguração da nova instalação em São José dos Campos-SP, Azhaury Cunha Filho, presidente do Conselho de Administração da SIATT, declarou: “A indústria de defesa e segurança é, por natureza, estratégica. Ela não apenas fortalece a soberania nacional, mas também impulsiona o desenvolvimento tecnológico, gera empregos de alta qualificação e posiciona o Brasil entre as nações capazes de desenvolver suas próprias soluções críticas. Nossa empresa nasceu com essa missão e, ao longo desta década demonstramos resiliência, visão e a capacidade de transformar desafios em conquistas. Provamos que é possível inovar, competir e entregar resultados com seriedade, transparência e responsabilidade”, afirmou,
Em 2023, a companhia recebeu como sócio o Grupo EDGE, em uma operação na qual o conglomerado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, adquiriu 50% da empresa. A parceria fortalece a capacidade de expansão da SIATT e amplia sua presença em projetos conjuntos de defesa e segurança no Brasil e no exterior. “A parceria com o Grupo EDGE acelera nossa inovação e nos permite oferecer soluções de defesa ainda mais sofisticadas. Estamos preparados para os próximos desafios, mantendo o foco na tecnologia e na soberania do país”, completa Azhaury.
Essa trajetória ganhou um novo capítulo com a inauguração da nova sede da SIATT, localizada no Jardim Limoeiro, em São José dos Campos. A planta possui 6.000m2 e reúne setores administrativos e de engenharia, laboratórios e instalações de produção, ampliando a capacidade de desenvolvimento e fabricação de sistemas e produtos de alta tecnologia.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; do Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil; de Hamad Al Marrar, CEO do Grupo EDGE; e do prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, entre outras autoridades civis e militares.
A nova sede é um passo importante que permite à SIATT expandir sua capacidade e garantir que as Forças Armadas brasileiras disponham de sistemas modernos, fabricados no país dentro dos mais rigorosos padrões internacionais de segurança e qualidade. O objetivo da SIATT é contribuir para a autonomia tecnológica de defesa e para a soberania do Brasil e de países aliados, propósito que ganha ainda mais força a partir da parceria com o Grupo EDGE.
Azhaury Cunha também agradeceu e destacou o papel fundamental dos colaboradores da SIATT. “Vocês são o coração desta empresa. Com talento, dedicação e espírito de missão, cada colaborador ajudou a transformar um sonho ousado em uma realidade concreta ao longo desses 10 anos. Hoje, inauguramos não apenas uma sede, mas um futuro — um futuro de inovação, de responsabilidade e de contribuição concreta para a soberania nacional”, afirmou (Fotos: EDGE).
Novas instalações em São José dos Campos.
Azhaury Cunha Filho, presidente do Conselho de Administração da SIATT.