27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Brasil e República Tcheca fortalecem parceria na indústria de defesa em reunião histórica

O Ministério da Defesa sediou, no dia 4 de março, reunião preparatória para o Diálogo das Indústrias de Defesa (DID) entre Brasil e República Tcheca (Fotos: Érico Alves/Min. da Defesa). O encontro teve como objetivo principal fortalecer os laços comerciais e de cooperação no setor de defesa entre os dois países.

Durante a reunião, as associações e empresas de defesa de cada país tiveram a oportunidade de apresentar seus portfólios e potencialidades, buscando promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre os setores. O evento foi concebido com o intuito de aproximar instituições e empresas interessadas em futuros acordos comerciais na área de defesa.

A reunião aconteceu de forma híbrida e contou com a participação de representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), do Departamento de Promoção Comercial (Depcom), da Embaixada da República Tcheca no Brasil, da Embaixada do Brasil na República Tcheca e da Adidância Militar do Brasil na República Tcheca. Também compareceram, a Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde), o Sindicato Nacional das Industrias e Materiais de Defesa (Simde) e a Associação da Indústria Aeroespacial Tcheca, além de empresas de ambos os países.

Para o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, o evento representa uma oportunidade única para a indústria de defesa de ambos os países. "Nosso trabalho é colaborar para que a Base Industrial de Defesa brasileira tenha capacidade de atender, com excelência, às necessidades de produtos, serviços e sistemas das nossas Forças Armadas", afirmou.

Além dos benefícios para a indústria de defesa, a realização do evento também pode trazer benefícios significativos para a sociedade, como o incremento na sustentabilidade empresarial, com a geração de novos postos de trabalho e renda.

A reunião preparatória para o DID Brasil-República Tcheca representa um passo importante na aproximação entre os setores de defesa dos dois países. Com a troca de experiências e a identificação de oportunidades de negócios, a expectativa é que a cooperação bilateral no setor de defesa seja fortalecida, trazendo benefícios tanto para as empresas envolvidas quanto para a sociedade como um todo.