27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

EMGEPRON e TideWise acordam termos para construção do USV Supressor

Em 7 de fevereiro de 2024, a Empresa Gerencial de Projetos Navais – Emgepron firmou com a empresa TideWise os termos de um contrato de parceria estratégica de construção de drones navais, que contempla o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito. O primeiro Unmanned Surface Vehicle - USV Supressor será produzido em parceria com a TideWise. O Supressor será construído em alumínio naval, terá 7m de comprimento e terá propulsão a diesel, sendo associado a uma estação móvel de controle, em um container de 20 pés.

A embarcação será dotada de configuração básica composta de sensores de navegação, sonar multifeixe e um Remote Operated Vehicle - ROV. Com um orçamento estimado em R$20 milhões, a construção da primeira embarcação tem previsão de conclusão para o final de 2025. O contrato ainda abarca a entrega de um protocolo de interface para a embarcação (Application Programming Interface - API), visando o atendimento das demandas específicas dos seus operadores, especialmente no que se refere ao controle e à segurança das comunicações.

O programa é o primeiro do mercado brasileiro e da América Latina que visa a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no país, com foco no Setor de Defesa e Segurança. As características intrínsecas a esse tipo de embarcação proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastantes e de elevado risco à vida humana, além de prover maior viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental na sua operação. Dessa forma, pode ser operada remotamente ou de forma autônoma, com significativa mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais.

O USV Supressor oferecerá capacidade para a guerra de minas navais e guerra antissubmarino, além de vigilância em águas jurisdicionais marítimas, costeiras, fluviais e restritas, tais como em baías e lagos. A embarcação também possibilitará o emprego na segurança à navegação e do tráfego marítimo, levantamento hidrográfico, pesquisa oceanográfica ou combate a ilícitos.

O contrato consolidará a materialização da parceria estratégica entre a Emgepron e a TideWise, ambas as empresas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro - CTN-RJ, representando um importante marco de desenvolvimento da Base Industrial de Defesa e Segurança - BIDS, apresentando soluções inovadoras para o ambiente marítimo e atividades correlatas, além de proporcionar à indústria nacional do setor maior autonomia em tecnologias sensíveis para o país (Fotos: Emgepron).