27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Força Aérea Brasileira recebe mais um F-39 Gripen

O caça F-39 Gripen, de matrícula FAB 4107 (Fotos: Saab), pousou na Base Aérea de Anápolis (BAAN) na manhã desta sexta-feira, 15.

A aeronave, fabricada pela Saab, chegou ao Brasil no dia 11 de dezembro pelo Porto de Navegantes, Santa Catarina. De lá, o avião seguiu para o Aeroporto na mesma cidade, para a preparação antes do voo. Nesta fase, são montados sistemas que vêm separados do caça durante a viagem de navio, como o assento ejetável. Após a execução de testes em solo o avião está apto para voar.

O avião decolou de Navegantes às 10h30 em direção a Base Aérea de Anápolis, numa viagem de 1h30 de duração, conduzido pelo conduzido pelo Tenente Coronel Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, piloto de ensaio do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) da Força Aérea Brasileira (FAB).

O 1º Grupo de Defesa Aérea, que opera os caças Gripen na Base Aérea de Anápolis, conta agora com sete aeronaves. Também está no Brasil desde 2020 a aeronave de testes 4100, que executa ensaios a partir do Centro de Ensaios em Voo do Gripen na Embraer, em Gavião Peixoto (SP).