17Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Navios russos serão armados com Pantsir-M

Os navios de pequeno porte da Marinha russa serão armados com o sistema antiaéreo Pantsir-M, que já passou pelos testes em navios da classe “Karakurt”. Esse mês, o primeiro navio da classe assim armado, batizado de Cyclone, entregue à Marinha nas instalações do estaleiro Butoma, em Keerch (parte da Ak Bars Corporation). Segundo o Comandante-em-Chefe da Marinha Russa, Almirante Nikolai Evmenov, que presidiu a cerimônia, “o navio fortalecerá o componente de superfície da Frota do mar Negro e efetivamente executará as tarefas previstas para sua atuação como unidade naval”.

Anteriormente, o CEO da Ak Bars, Renat Mistakhov, declarara que “o Cyclone será a primeira unidade da classe “Karakurt/Project 22800”, a ser armado com o sistema antiaéreo de mísseis e de tubo Pantsir-M”. Segundo ele, a empresa atenderá à encomenda do governo para a construção de cinco navios tipo “Project 22800. O Cyclone é o quarto da série.

Os pequenos navios da classe “Karakurt/Project 22800” são projetados para atuar separadamente ou como parte de formações navais. São armados com mísseis de cruzeiro supersônicos de alta precisão Kalibr, para a destruição de alvos navais ou costeiros. O sistema antiaéreo Pantsir-M preverá defesa contra alvos aéreos de todos os tipos, incluindo armas inteligentes (Texto e fotos: Laguk Media).