25Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ministro da Defesa visita fábrica de radares da Embraer

No dia 2 de fevereiro, o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, visitou a fábrica de radares da Embraer, localizada em Campinas-SP. Na ocasião, pôde acompanhou o andamento de projetos estratégicos desenvolvidos pela empresa, em parceria com o Exército Brasileiro (EB), como a produção de radares de defesa antiaérea, de vigilância terrestre e de controle de tráfego aéreo.

A comitiva interministerial, que incluiu a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; além do Comandante do Exército, General Tomás Paiva; percorreu as instalações da fábrica. O grupo foi recebido pelo presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, e pelo presidente da Embraer Defesa e Segurança, Bosco da Costa Junior, e assistiu a apresentações sobre o desenvolvimento dos radares SABER-M60, M200, S200 e SENTIR-M20 (Fotos: MD, Hamilton Garcia).

Em setembro do ano passado, foram entregues dois radares SABER-M60, e mais quatro estão em fase de produção. Já o SENTIR-M20, capaz de detectar pessoas e veículos a longa distância, faz parte do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e é utilizado em operações na faixa de fronteira contra delitos diversos, como ambientais e transfronteiriços. O SABER-S200 possui condições de processar 600 alvos simultaneamente, fornecendo dados para o controle do tráfego de aeronaves. Possui alcance de 200 milhas náuticas e pode operar no modo 4 de identificação criptográfica Friend or Foe (IFF).