28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Submarino “Humaitá” inicia Provas Finais de Aceitação

A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), informa o importante avanço no calendário de entrega ao Setor Operativo do Submarino Humaitá, o segundo dos quatro submarinos da classe “Riachuelo” (S-BR2) em construção, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB).   

Na manhã de hoje (31), o Humaitá realizou a sua flutuação operacional. Um marco de segurança que define o início da última fase do projeto de construção, executado pela Empresa Itaguaí Construções Navais (ICN). Os sistemas de segurança e operação do submarino estão prontos para as provas de aceitação de cais e de mar, os quais prosseguirão de acordo com um extenso cronograma até sua transferência definitiva para a MB, a fim de iniciar seu ciclo operativo na Esquadra brasileira.   

A execução do PROSUB e as atividades relacionadas aos S-BR Tonelero (S42), Angostura (S43) e ao Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) Álvaro Alberto permanecem em andamento conforme planejadas e avançam em diferentes estágios de prontificação (Foto: MB).