19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Força de Paz do CFN realizou exercício no Rio de Janeiro

De 25 a 29 de abril, no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, o Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais Força de Paz de Emprego Rápido realizou um exercício com o objetivo de manter sua capacitação, demonstrando a razão pela qual no dia 18 de abril recebeu da Organização das Nações Unidas a inédita certificação máxima (nível 3) do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS), tornando-se a primeira tropa brasileira a fazer jus a essa qualificação. Já em 2021, após uma Visita de Avaliação e Assessoramento da ONU, o Grupamento havia sido elevado ao nível 2.

No dia 28, a tropa recebeu a imprensa e outros convidados. Os visitantes tiveram oportunidade de visitar as instalações do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COPPazNav), a Base de Operações Temporárias (TOB — que tem capacidade para abrigar 250 militares, além de uma unidade médica com oito leitos de enfermaria, e que pode ser montada em até três dias), e de presenciar treinamento de ações humanitárias com emprego da Equipe de Engajamento, progressão em ambiente urbano com tiro tático, etc.

Além da imprensa e de autoridades do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil e da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ), estiveram presentes duas centenas de universitários e Aspirantes da Escola Naval. Entre o material exposto destacaram-se onze blindados 8x8 sobre rodas Piranha (9 para transporte de tropas, um de comando e outro de socorro), dois CLANF, uma pá carregadeira e uma retroescavadeira (Fotos: V. D. Cavalcanti).