19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

França renova contrato com Airbus para a manutenção de seu sistema de vigilância costeira

As autoridades francesas anunciaram hoje que renovaram o contrato de manutenção do Sistema de Vigilância Costeira da França, o SPATIONAV, com base em uma colaboração bem-sucedida de mais de 20 anos entre a Marinha Francesa e a Airbus para oceanos mais seguros.

Desde 2002, a Airbus desenvolve, implementa e mantém o sistema SPATIONAV, sob a supervisão da DGA (Direção Geral de Armamento da França) para a direção do programa e o SSF (Serviço de Sul da Flotte) para o suporte dos sistema e para apoiar as autoridades francesas a reunirem informação, vigilância marítima direta e intervenção no mar. O sistema fornece a eles uma imagem tática da situação marítima para preparar e conduzir suas respectivas operações relacionadas à proteção das fronteiras marítimas, missões de busca e salvamento, segurança da navegação marítima, detecção de atividades ilícitas e proteção do meio ambiente.

Com mais de 6000 quilômetros de costas monitorados em tempo real 24/7 por 750 operadores, o SPATIONAV é a pedra angular das operações de vigilância marítima da França. Fornece à Marinha Francesa e às principais administrações nacionais envolvidas em operações marítimas estaduais um sistema de vigilância em tempo real que abrange abordagens marítimas para a França continental e as zonas das Índias Ocidentais Francesas - Guiana. Assim, constitui um verdadeiro sistema de informações de operação e comando de várias agências para a Marinha Francesa, a Guarda Costeira e a Alfândega.

O SPATIONAV é baseado no STYRIS Coastal Surveillance System (CSS). A solução associa as principais funções de CSS como uma Imagem Marítima Reconhecida costeira em tempo real, monitoramento 24 horas por dia, 7 dias por semana das áreas de interesse, rastreamento avançado e fusão de dados com alguns dos principais recursos, entre os quais gerenciamento aprimorado de eventos e recursos avançados de simulação para apoiar a tomada de decisões. Especificamente, a solução suporta a decisão do operador, fornecendo ferramentas intuitivas de comando e controle para acelerar a tomada de decisões e a coordenação das partes interessadas, manter o foco do operador e reduzir a carga de trabalho.

O SPATIONAV integra mais de 10.000 trilhas em tempo real, graças a uma vasta rede de sensores espalhados pelas costas francesas (105 locais, 88 radares, 77 estações AIS e 8 Falcons equipados). Além disso, o sistema integra mais de 50.000 faixas europeias e internacionais extras através de um gateway cibernético. A conscientização consolidada da situação é compartilhada com toda a comunidade SPATIONAV, otimizando assim as missões no mar.