24Abril2018

   
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 129

Super Tucano no mercado de aviões de ataque leve

O Embraer EMB-314 Super Tucano, ou A-29A/B para a Força Aérea Brasileira (FAB), vem se firmando no mercado mundial como uma das melhores, senão a melhor, aeronave de ataque leve disponível. Este artigo analisa sua origem, o status atual do programa e as perspectivas comerciais futuras.

Considerações sobre o engajamento de alta performance de FOpEsp

Pelo próprio tipo de missões empreendidas pelas Forças de Operações Especiais, os engajamentos — quando ocorrem — sempre demandam uma elevada performance operativa. É exatamente sobre esse aspecto que este artigo  se concentra.

Navio Porta-helicópteros Multipropósito: renovação do “conjugado anfíbio” da MB

Em artigos anteriores, foram examinadas as diversas classes de navios de assalto anfíbio (dos tipos LPH, LHA e LHD), existentes ou em projeto nas diferentes Marinhas. Dando continuidade àqueles trabalhos, este texto analisa as capacidades do LPH britânico, adquirido pela Marinha do Brasil, bem como o emprego potencial deste tipo de navio, no papel de integrante do “conjugado anfíbio” e capitânia da Esquadra brasileira.

A realidade orçamentária da Defesa no Brasil

Este texto procura analisar os orçamentos anuais do Ministério da Defesa e das Forças Armadas ao longo da última década e os efeitos da crise financeira dos últimos anos, assim como as perspectivas da Defesa no Orçamento da União para 2018. 

Ejército Nacional de Colombia: atualidade e perspectivas

Ultrapassada a fase de intensos conflitos com as Fuerzas Armadas Revolucionárias de Colombia (FARC), o Ejército Nacional de Colombia (ENC) redefine seu foco e suas necessidades para cumprir seu novo papel. Esse é o tema principal do texto deste artigo.

ARA San Juan: o longo caminho da tragédia

O presente artigo descreve a trajetória dos submarinos classe “TR1700” na Armada de la Republica Argentina (ARA), desde sua construção até o triste acidente com o San Juan (S-42). O texto pretende salientar alguns pontos que podem ter contribuído para o que ocorreu, e descreve o triste estado da Fuerza de Submarinos da Argentina.

E MAIS:

Manipulação das Grandes Potências pelos países periféricos 

Contramedidas de minagem 

O caça multifunção Su-35

 

Mitos perigosos