19Agosto2018

   
  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Edição 130

VIII Brigada de Montaña do Ejército Argentino

Tropas de montanha se constituem num componente essencial do Instrumento Militar de países que possuam cordões montanhosos de certo porte, que demandem a organização, equipamento, instrução e adestramento de efetivos para combater nesse tipo de Ambiente Geográfico Particular (AGP). Na edição 91 de “Segurança & Defesa”, já apresentamos um trabalho focalizando a VIII Brigada de Montaña (VIII Br. M.) do Ejército Argentino; o artigo abaixo apresenta um novo enfoque e cobre a situação atual.

LIFT: Brasil, EUA e outros

A entrada em serviço de aeronaves de combate multifuncionais de 4ª e 5ª gerações tem levado um número crescente de países a adotar treinadores cada vez mais sofisticados, visando a atender à função de LIFT – Lead-In Fighter Trainers. Esses treinadores são especificamente destinados para servir de introdução à pilotagem de caças avançados. O artigo a seguir se concentra no interesse dos EUA e do Brasil em se equipar com esse tipo de avião, e em como as intenções brasileiras podem estar ligadas à decisão americana.

Perspectivas para o “conjugado aeronaval” na Marinha do Brasil

O presente texto analisa as possibilidades de renovação do “conjugado aeronaval” da Marinha do Brasil (MB), num contexto caracterizado por restrições ao orçamento de Defesa, assim como por ameaças difusas à segurança e aos interesses nacionais.

FIDAE 2018

Tudo começou como uma modesta exposição denominada FIDA – Feria Internacional del Aire, realizada na Base Aérea de El Bosque, por ocasião dos festejos do cinquentenário da Fuerza Aérea de Chile (FACh), em março de 1980. Desde então, o evento trocou o nome para FIDAE – Feria Internacional del Aire y del Espacio e se consolidou como a indiscutida plataforma comercial da América Latina no setor aeroespacial. 

Emprego de FOpEsp no âmbito dos Engajamentos de Precisão

O artigo trata de como as Forças de Operações Especiais (FOpEsp) são empregadas dentro do conceito dos Engajamentos de Precisão.

E MAIS:

Argentina: desatinos na política de Defesa 

Colômbia x Venezuela: o balanço 

LAAD Security 2018 

Os desafios globais do Século XXI