09Maio2025

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

EDGE e CMN Naval formam “joint venture”

A EDGE e o CMN Naval, grupo francês de construção naval de renome mundial, formalizaram o acordo para criar uma nova “joint venture” de construção naval, com sede em Abu Dhabi, denominada AD NAVAL (ADN). Aproveitando a carteira de pedidos existente no valor aproximado de 7 bilhões de euros, a “joint venture” reunirá as duas empresas sob um acordo de exclusividade no segmento de embarcações de pequeno e médio porte de alto valor, incluindo corvetas, navios-patrulha oceânicos, interceptadores de alta velocidade e embarcações de desembarque.

Essa parceria permitirá à EDGE expandir significativamente o escopo de suas capacidades no domínio naval, porque o grupo, detendo 51% das ações da nova empresa, colaborará com a CMN NAVAL nas áreas de vendas, atividades comerciais e engenharia. A “joint venture” permitirá à EDGE acessar a cadeia de suprimentos global da CMN NAVAL e seu avançado sistema e “software” e de Suporte Logístico Integrado (ILS), aprimorando a eficiência de custos e o desempenho operacional por meio de manutenção preditiva e preventiva, além do fornecimento e gestão de peças de reposição. Além disso, o conglomerado também estabelecerá um escritório de projeto, que assumirá os direitos de propriedade intelectual para todos os futuros projetos. O escopo da “joint venture” também incluirá a Integração de Sistemas de Combate (CSI) das soluções avançadas de armas inteligentes da EDGE nos sistemas das embarcações construídas pela nova companhia.

O anúncio ocorre logo após um acordo inicial de parceria assinado na IDEX 2025, no mês passado, em Abu Dhabi, onde ambas as partes estabeleceram as bases para uma colaboração em vários domínios, incluindo o desenvolvimento de plataformas navais de ponta, integração de sistemas, manutenção e iniciativas comerciais, com o objetivo de estabelecer novos padrões em inovação naval, aproveitando tecnologias de próxima geração, como sistemas autônomos movidos por IA, soluções avançadas de combate e designs modulares de embarcações.