27Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Atech no Airspace World 2024

A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentará suas mais recentes inovações em gestão e controle do espaço aéreo no Airspace World 2024, que acontece entre os dias 19 e 21 de março em Genebra, na Suíça. Organizado pela Canso (Civil Air Navigation Services Organization), o evento é um dos mais importantes do mundo para a navegação aérea.

Em seu estande, a Atech destacará os produtos ATM da família Makron, um conjunto de soluções para gerenciamento e controle do espaço aéreo. Entre as novidades, a empresa apresentará seu mais recente case de sucesso: a Plataforma Única de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (SingleATM Platform), que está em desenvolvimento em parceria com a CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro), da FAB (Força Aérea Brasileira).

A Plataforma Única é uma estrutura de HW e SW para hospedar sistemas ATM com base na arquitetura orientada a serviços (SOA), sustentada por cinco pilares: capacidade, eficiência, ambiente operacional, segurança operacional e segurança de software. Ela tem o objetivo de reduzir os custos de expansão, integração e manutenção e aumentar a interoperabilidade entre os sistemas ATM. 

Além disso, essa plataforma visa reduzir os custos de desenvolvimento/teste, fornecer a mesma identidade visual para os sistemas hospedados e proporcionar maior disponibilidade/resiliência. Por fim, a plataforma SingleATM será responsável por aumentar o nível de segurança cibernética dos sistemas ATM, aderindo aos padrões internacionais. Essa plataforma SingleATM pode ser hospedada em um hardware local ou em uma nuvem privada ou pública.

"A Plataforma SingleATM permite a redução de custos relacionados à expansão, integração, aquisição e manutenção, além de aumentar a interoperabilidade entre os sistemas ATM e melhorar o nível de segurança cibernética dos sistemas hospedados, de acordo com as práticas internacionais de segurança exigidas para sistemas críticos", afirma Marcos Resende, Diretor de Negócios ATM da Atech.

Ele enfatiza que essa plataforma está sendo desenvolvida de forma inovadora e personalizada para atender à demanda do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), para integração e modernização dos programas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Além disso, a Plataforma SingleATM também será adequada para qualquer ANSP do mundo. 

No Brasil, a Atech mantém uma parceria estratégica de longa data com o DECEA. A empresa é responsável pelo desenvolvimento e atualização dos principais sistemas brasileiros de gerenciamento de tráfego aéreo, como o sistema ATC SAGITARIO, o sistema ATFM SIGMA, o simulador ATC PLATAO, a plataforma SWIM AQUILA, o AMHS, entre outros.

Outro case que será destacado pela Atech durante o Airspace World 2024 será o ATMAS (ATM Automation System), um modelo "ATC as a service", onde o sistema de gerenciamento de tráfego aéreo é disponibilizado para o ANSP (Air Navigation System Provider) sem a necessidade de o ANSP adquirir hardware ou infraestrutura de suporte. Nesse modelo, além da implantação, a Atech também é responsável pelo suporte, assistência técnica e todos os reparos necessários no hardware e no sistema, sem custo adicional para o cliente, que paga por uma assinatura durante o período contratual.

A Atech também aproveitará o evento para apresentar os conceitos de cibersegurança que foram integrados ao seu portfólio de produtos ATM, seguindo os padrões globais de segurança cibernética. A aplicação desses conceitos no ecossistema ATM tem sido cada vez mais importante, em razão da sua crescente conexão com a rede mundial.

No campo de pesquisa e desenvolvimento, a Atech apresentará os resultados de suas últimas pesquisas na área de Inteligência Artificial aplicada à ATM, como "Análise do Desempenho Operacional do Tráfego Aéreo por meio de Dados de Trajetória de Voo" e "Classificação da Complexidade do Setor do Espaço Aéreo", entre outros.