27Fevereiro2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Embraer entrega quinto e último E-99M atualizado para a Força Aérea Brasileira

A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), em 24 de novembro, a quinta aeronave EMB 145 AEW&C modernizada, informou a empresa. A aeronave, que atua como plataforma de Alerta Aéreo Antecipado, além de missões de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento Aéreo, é agora designado como E-99M na FAB.

Baseado no modelo regional de passageiros ERJ 145, o E-99 está em serviço desde 2001 e passa pelo processo de atualização desde o final da década passada. A aeronave tem realizado missões de vigilância do espaço aéreo, controle e gerenciamento de interceptação, inteligência eletrônica e monitoramento de fronteiras, sobretudo na Amazônia.

A entrega do quinto E-99 é um importante marco para o projeto E-99M. Essa é a primeira aeronave entregue na configuração FOC – Full Operational Capability – com os sistemas totalmente certificados para emprego pela Força Aérea Brasileira na proteção do Brasil e de sua soberania nacional”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As quatro aeronaves entregues previamente serão atualizadas para a versão FOC, para que possam desempenhar plenamente todas as missões para quais foram projetadas”, acrescentou.

Em relação ao E-99 original, o E-99M teve o sistema de radar Erieye e Comando & Controle (C2) modernizado, além de receber novos sistemas de Guerra Eletrônica (Non-Communication – NCOM), novo IFF Transponder, 7 rádios V/UHF definidos por software, novo sistema de Áudio de Missão de tecnologia VOIP e novo gravador de Áudio e Dados de Missão

O interior da aeronave também foi atualizado para aumentar o conforto da tripulação e ampliar a capacidade de operação, com cinco consoles reprojetados e otimizados para melhor emprego dos sistemas modernizados, explicou a Embraer (Fotos: Embraer).