29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab apresenta soluções em vigilância e fusão de dados para o SISFRON

O SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira - é um dos programas estratégicos do Exército Brasileiro que está em implementação desde 2012. É um sistema de sensoriamento e de apoio à decisão que deverá produzir informações confiáveis e oportunas para a tomada de decisões, bem como, apoiar prontamente em ações de defesa ou contra delitos transfronteiriços e ambientais, em cumprimento aos dispositivos constitucionais e legais que regem o assunto. As operações podem ser isoladas, em conjunto com as outras Forças Armadas ou, ainda, em ambiente interagências, com outros órgãos governamentais.
O programa é extenso, contempla várias fases e deverá chegar à região amazônica nos próximos anos. Até 2039, a expectativa é de que os 17 mil quilômetros de fronteira terrestre do Brasil estejam cobertos por este sistema de vigilância.
O SISFRON utilizará, de forma integrada, uma rede de radares de vigilância, sensores, sistemas de comunicação, de comando e controle, e veículos aéreos não tripulados que detectam, em tempo real, a ocorrência de movimentação na fronteira terrestre do Brasil. As informações ajudam aos órgãos de defesa e entes governamentais nas ações de presença do Estado Brasileiro ao longo da faixa de fronteira, também apoiando para coibir tráfico de armas, drogas, crimes ambientais, entre outros.

Na fase piloto do SISFRON, já em operação, a Saab foi subcontratada pela Embraer para o desenvolvimento e implantação dos sistemas de monitoramento e fusão de informações localizados nos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, fronteira com o Paraguai e Bolívia.

Antes da contratação do sistema, a tecnologia da Saab foi testada pelo Exército em desafios nas regiões de fronteira e cumpriu todas as tarefas sugeridas. Com a evolução do projeto e das tecnologias de vigilância, a expectativa é que as próximas fases possam contar com ainda mais recursos tecnológicos da Saab. 

Essa é a solução do Sirius, produto da Saab que poderá agregar ainda mais capacidades ao Sisfron. 

O Sirius Compact é um novo sistema de vigilância de pequeno porte, leve e de alta potência. Pode ser facilmente integrado a drones, veículos, embarcações, mastros ou ainda a aplicações portáteis. O equipamento tem condições de ampliar seu horizonte sensorial, aumentar a consciência situacional e fornecer informações vitais e alertas antecipados em uma situação de combate por meio da detecção silenciosa, classificação e priorização de emissões de radar e datalink (Foto: Saab).