28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Protótipo VSR700 realiza primeiro vôo livre autônomo

O protótipo do sistema aéreo não tripulado (UAS) VSR700 da Airbus Helicopters realizou seu primeiro voo livre. O VSR700, visto na foto de Thierry Rostang, realizou um vôo de dez minutos em um centro de testes de drones perto de Aix-en-Provence, no sul da França.

Esta é uma etapa significativa do programa após o primeiro voo em novembro de 2019, quando o protótipo foi amarrado para cumprir os requisitos regulamentares. Para possibilitar esse voo livre, a Airbus Helicopters implementou a geofencing, um perímetro virtual, que permitiu e justificou uma liberação de voo das autoridades de aeronavegabilidade para o vôo livre. O programa de teste de vôo agora evoluirá para abrir progressivamente o envelope do voo.

 

O VSR700, derivado do Cabri G2 da Hélicoptères Guimbal, é um sistema aéreo não tripulado na faixa de peso máximo de decolagem de 500-1000 kg. Oferece o melhor equilíbrio entre capacidade de carga útil, resistência e custo operacional. É capaz de transportar vários sensores navais de tamanho completo por longos períodos e pode operar a partir de navios existentes, ao lado de um helicóptero, com uma pegada logística baixa.