19Novembro2018

     
     

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Helicóptero H-36 Caracal da FAB pousa em navio da MB

O Helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Puma (3º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), efetuou, pela primeira vez, um pouso embarcado em um navio em alto mar. A missão ocorreu, nessa quarta-feira (24), no Navio Doca Multipropósito Bahia (NDM Bahia), da Marinha do Brasil (MB) e contou, também, com a participação do Exército Brasileiro (EB).

O pouso foi resultado de um mês de estudos de um Grupo de Trabalho Interforças (GTI), coordenado pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, do Ministério da Defesa (MD), e integrado por militares das três Forças.

A MB disponibilizou a embarcação e realizou a qualificação de tripulações do EB e da FAB; o EB participou com quatro militares (dois oficiais pilotos e dois graduados tripulantes) e a FAB participou com a aeronave e com nove militares (um oficial superior coordenador, quatro oficiais pilotos e quatro graduados tripulantes).

O treinamento inicial começou no dia 15 de outubro na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), no Rio de Janeiro (RJ). Nos dois primeiros dias, ocorreram aulas teóricas sobre a doutrina da MB acerca do pouso embarcado. Já o terceiro dia foi utilizado para a realização de treinamento dos procedimentos numa plataforma em terra, ao lado da pista de São Pedro. Tal treinamento ocorreu em uma aeronave da Marinha, com tripulação mista, visando a ambientação com os sinais dos orientadores, sinalizadores e o restante do pessoal embarcado.

Entre os dias 22 e 24 de outubro, ocorreu o efetivo pouso embarcado no NDM Bahia em alto mar. No primeiro e segundo dias, os pousos foram realizados ainda com uma aeronave da MB, com tripulação mista. Já no dia 24, foram utilizados helicópteros do 3º/8º GAV, com equipagem completa da FAB.

Atualmente o H225M, na FAB conhecido como H-36, é utilizado pelas três Forças Armadas do Brasil, sendo esse um dos principais fatores de sua escolha para futuras participações em operações embarcadas.


Acima Helicóptero H-36 da FAB pousando no NDM Bahia


Acima O H-36 "peiado" no convoo do G-40 Bahia 


Acima Navio Doca Multipropósito (NDM) G-40 Bahia, da Marinha do Brasil