24Maio2018

   
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

FAB encomenda SC-105 SAR adicional

A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu adquirir uma terceira unidade da versão de Busca e Salvamento (Search And Rescue - SAR, em inglês) do avião de transporte C295, da Airbus Military. A decisão foi anuncia hoje (22) pela fabricante europeia. Com a nova compra, a FAB passará a operar 15 aeronaves C295, das quais três da versão SAR, que operarão com o Esquadrão Pelicano (2o. Esquadrão do 5o. Grupo de Aviação), em Campo Grande (MS).  

Essa última compra constitui uma conversão de uma opção incluída no contrato original, assinado em 2014. A opção foi exercida no final de 2017. O primeiro das três aeronaves da versão SAR (visto na foto da Airbus Military), foi entregue à FAB no último ano e executou com sucesso um tour de cinco semanas por quatro Continentes, antes de chegar ao Brasil. A aeronave demonstrou sua capacidade de patrulha marítima e de busca e salvamento e vários ambientes e registrou 100% de disponibilidade durante o tour.

A segunda aeronave da versão SAR será entregue à FAB em 2019 e a terceira e última em 2020. Mais de 200 C295 já foram encomendados à Airbus Military por 26 países.