26Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Verba: MANPADS de última geração provado em combate

Quase que diariamente, nas operações militares russas na Ucrânia, ocorrem exemplos do emprego bem-sucedido e da efetividade dos diferentes sistemas de defesa russos. Segundo divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia em 17 de março último, operadores do sistema de míssil antiaéreo Verba abateram um helicóptero Mi-8 ucraniano na região de Sumy, quando a aeronave voava em direção à cidade de Kozinki, na região fronteiriça de Belgorod. Aparentemente, essa foi a primeira vez que o Ministério oficialmente reportou a interceptação de um helicóptero pelo Verba; anteriormente, em diferentes estágios do conflito, havia sido reportada a destruição de Aeronaves Remotamente Pilotadas - ARP e aeronaves de asa fixa tripuladas.

No dia 30 de setembro de 2022, o Comandante-em-Chefe das forças terrestres russas, Oleg Salyukov, declarou numa entrevista ao “Krasnaya Zvezda”, jornal oficial do Ministério da Defesa da Rússia, que um terço das aeronaves ucranianas abatidas haviam sido vítima dos MANPADS Igla-S e Verba. Posteriormente, em 2023, o canal de notícias do Ministério repetidamente levou ao ar notícias da interceptação de ARP pelo Verba.

O sistema de defesa aérea portátil Verba é projetado para se contrapor a aeronaves de asa fixa e rotativa, veículos aéreos não tripulados e mísseis de cruzeiro na linha de visão, em rota de aproximação ou de afastamento, sob intensa interferência óptica. O Verba é considerado o primeiro MANPADS do mundo a ser dotado de um autodiretor infravermelho tri-espectral, que opera nas bandas ultravioleta, infravermelho próximo e infravermelho médio, de forma a assegurar a quantidade máxima de informações sobre o alvo. A sensibilidade ampliada do míssil aumenta o alcance de “captura” de objetos em voo. Nesse caso, o seeker automaticamente identifica alvos termais falsos e seleciona um objeto real, com base em diversas características.

O Verba oferece alta proteção contra modernos tipos de interferência e, também, a implementação do princípio de “dispare e esqueça”. Sendo o mais recente MANPADS russo, dispõe de capacidades ampliadas quando lançado contra alvos com baixos níveis de radiação termal, resultando no uso de uma quantidade pequena de mísseis para a destruição dos alvos. O alcance do Verba é de 6.000m, em altitudes que vão de 10m a 3.500m, contra alvos com velocidade de até 400m/s, sendo que o tempo preparo para o disparo é inferior a 12 segundos. O sistema pode ser empregado em conjunto com sistemas automáticos de designação de alvos, o que torna possível fornecer ao operador dados do alvo provenientes de equipamento de nível mais alto de controle, e de detecção autônoma.

O MANPADS Verba é um sistema completo, que em adição ao míssil e o lançador, também inclui um mecanismo de lançamento, um sistema de radar baseado em terra para interrogação IFF, equipamento de manutenção e de treinamento. O sistema pode ser complementado por estações de radar de pequeno porte e diversos módulos de planejamento, reconhecimento e controle, bem como equipamento de designação de alvos (Fotos: Laguk Media).