20Junho2024

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Argentina Vuela 2023

Ao longo de três jornadas (21 a 23 de julho de 2023), os visitantes da Base Aérea Militar Morón, em Buenos Aires, puderam visitar estandes, ver os diversos meios disponíveis na Fuerza Aérea Argentina - FAA e assistir a sete horas diárias de demonstrações aéreas, sem interrupções. A data foi escolhida por ser pois, no primeiro final de semana posterior ao dia da FAA estava prevista realização das eleições primárias.

Uma grande variedade de meios aéreos e terrestres foi exposta estaticamente, havendo estandes das três Forças Armadas e das Forças de Segurança. Por parte da FAA, chamaram especialmente a atenção os seguintes modelos: Lockheed A-4AR Fightinghawk, Embraer EMB-312 modernizado, Beech B45 Mentor da Escuadrilla Histórica, iA-63 Pampa II, TC-12B Huron, Fokker F-28, Tecnam P2002, Aérospatiale Lama, IA-58D Pucará, Saab 340 e o “novo” C-130B Hercules. A Aviación Naval compareceu com um Sikorsky S-61T Sea King, o recém incorporado TC-12B Huron e o Grumman S-2T Turbo Tracker. Já o Ejército Argentino se fez presente com um UH-1H artilhado com lançadores de foguetes e metralhadoras de 7,62mm e um Agusta Bell AB206 equipado com uma torreta eletro-óptica de observação da empresa argentina FixView e uma Minigun, além de um Tanque Argentino Mediano - TAM, um M113 modernizado e um M966 HMMWV armado com um lançador de mísseis TOW.

Tudo isso foi acompanhado por um grande show aéreo no qual puderam ser vistas desde simulação de combates aéreos pelos IA-63Pampa. Pela primeira vez nesse evento o Comando de Aviación de Ejército e o Batallón de Asalto Aéreo realizaram uma simulação, com munição de festim, de assalto aéreo, com uma incursão para recuperar o controle da BAM Morón. De sua parte, a VII Brigada Aérea fez uma demonstração semelhante, com a participação do Grupo de Operaciones Especiales da FAA, simulando a recuperação de um piloto ejetado que estava sob ameaça inimiga.

Esse evento, que teve sua realização suspensa no período de 2014 a 2021, atraiu o público em massa, sem dúvida serviu para despertar interesse entre os jovens na carreira militar, atraindo-os para o ingresso em suas escolas e institutos de formação (Texto e fotos: Ignacio V. Mansini).