27Setembro2023

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Mac Jee finaliza testes de bombas linhas BGB e BP no CAEX/RJ

O grupo brasileiro de defesa Mac Jee, com sede no Vale do Paraíba (SP), finalizou com sucesso, hoje (16/6), o teste das linhas de bombas MK 83, MK 84, e BLU 109, realizados com participação de militares do Centro de Avaliações do Exército (CAEX), em Guaratiba (RJ). Todo o material foi desenvolvido e é fabricado pela Mac Jee, atende aos padrões internacionais (NATO / MIL). Foram testados, com sucesso, os boosters (dispositivos que aumentam a potência da explosão) das bombas MK83 e BLU109 para garantir o acionamento da carga explosiva. Essa verificação é essencial para o correto funcionamento das bombas em situações reais.

Os especialistas também realizaram o “ensaio de arena” da linha MK, uma série de detonações monitoradas por sensores para medir a velocidade dos fragmentos resultantes da explosão das bombas. Esta etapa é necessária para validar o modelo de simulação apresentado ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), órgão certificador ligado ao Ministério da Defesa.

Foram quatro dias de testes bem sucedidos no campo de provas da Marambaia, em Guaratiba (RJ). O local possui toda a infraestrutura necessária e tem proximidade com a sede da Mac Jee, no interior paulista, o que facilita a logística envolvida na operação. Todos os testes foram realizados por especialistas da empresa com participação e apoio da Seção de Testes do CAEX.

Essa operação é de enorme importância, pois nos permite verificar o desempenho, a capacidade e a segurança do nosso produto. Os resultados são fundamentais para garantir o atendimento aos requisitos técnicos e operacionais necessários e certificar a qualidade de nossos produtos”, finaliza Élcio Ribeiro, Diretor Industrial do Grupo Mac Jee (Foto: S&D).