15Julho2024

  
 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab fará a manutenção do sistema IDAS de helicópteros militares

O laboratório de sensores da empresa da Saab, em São Bernardo do Campo (SP), será o responsável pela manutenção, reparo e operações do IDAS (Integrated Defence Aid Suite) dos helicópteros militares fabricados no país pela Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, por meio de um acordo estabelecido entre Airbus Helicopters e Saab Grintek Defence.

O IDAS é um sistema de autoproteção de guerra eletrônica produzido pela Saab que integra sensores capazes de alertar a tripulação de uma aeronave sobre ameaças e acionar, de maneira automática, contramedidas defensivas como os lançadores Chaff & Flare. O sistema é instalado pela Helibras nas aeronaves militares que operam na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira. Com o acordo, os sensores terão a manutenção da fabricante, em território nacional.  

Este é o primeiro grande projeto do novo laboratório de sensores e serviços da Saab, construído para manutenção dos radares AESA e dos sistemas de guerra eletrônica dos caças Gripen no Brasil. Nas fotos da Saab, um dos AH-15B da Marinha do Brasil, equipado com o IDAS.