28Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Rosoboronexport expandiu seu catálogo de exportação em 2022

Em 2022, a Rosoboronexport lançou uma campanha global de marketing para 15 novos produtos desenvolvidos e produzidos na Rússia. O catálogo de exportação foi abastecido com novos produtos para forças aéreas, marinhas, forças terrestres e forças de defesa aérea, bem como com contramedidas de emprego anti-ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas). O lançamento de novos produtos no mercado aumenta significativamente a competitividade do armamento russo e reforça a posição de nosso país no mercado global”, disse o Diretor Geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev.

Entre as novidades esperadas há muito tempo estão a ARP Orlan-30, a estação de armas comandada remotamente Ballista, o fuzil de precisão Chukavin, sistemas de contramedidas de ARP, novas armas submarinas, equipamento de comunicação, simuladores e veículos comuns e blindados. As novas armas e equipamentos russos para os quais foram emitidas autorizações de exportação serão apresentados pela Rosoboronexpport em feitas de defesa internacionais, durante encontros e negociações com parceiros, e em plataformas digitais em rápido crescimento. A empresa tem acordos com a maioria dos fabricantes para promover produtos em conjunto nos mercados estrangeiros.

A ARP Orlan-30 (Foto: Rosoboronexport), desenvolvida e fabricada pelo Special Technology Center, é uma evolução do Orlan-10, que já é bem conhecido no mercado mundial e que já provou sua capacidade em condições de combate real. A Orlan-30 se destina a reconhecimento aéreo, busca, e detecção e reconhecimento de objetos nos espectros visual ou infravermelho, podendo designar alvos para armas guiadas de precisão para destruir alvos fixos ou móveis, de dia ou de noite.

A estação de armas remotamente controlada Ballista é projetada para ser montada em blindados de transporte de pessoal. É equipada com um canhão automático de 30mm e uma metralhadora coaxial de 7,62mm, bem como dois mísseis anticarro. A estação é dotada de um visor combinado com câmera de TV, imageador termal e telêmetro laser, sendo capaz de detectar e identificar alvos de dia e de noite. Além disso, a Ballista é dotada de um visor de reserva, o que aumenta substancialmente sua capacidade de combate.

Além disso, foi iniciada a promoção do blindado de combate de infantaria BMP-3 equipado com uma nova estação de armas remotamente controlada, desenvolvido pela High Precision Systems. O veículo foi revelado com parte da exposição da Rostec no Fórum Militar e Técnico Internacional Army 2022. O veículo é dotado de um canhão/lançador de 100mm, um canhão automático de 30mm e uma metralhadora de 7,62mm. Devido ao seu poderoso armamento, é capaz de fornecer apoio de fogo à infantaria (mesmo quando estiver navegando), engajando tropas, veículos com blindagem leve como IFV e APC, carros de combate e outros alvos com proteção maior, bem como alvos aéreos de baixa velocidade, incluindo helicópteros.

Em 2022, a Rosoboronexport adicionou novas contramedidas de drones a seu catálogo de exportação. Entre outras estão o sistema de guerra eletrônica RB-504P-E, que provê detecção, identificação e posição das ARP, bem como interfere em seus enlaces de controle e de navegação.

A Rosoboronexport iniciou a promoção de modernos simuladores desenvolvidos pelas subsidiárias da Rostec para treinamento de tripulações da aeronave de reabastecimento Il-78MK-90A e de transporte Il-76MD-90A(E). Além disso, a empresa teve oportunidade de oferecer a parceiros internacionais um novo sistema de direção de tiro da artilharia, um sistema de monitoramento de sinais de rádio, um sistema de radar de vigilância terrestre instalado em helicópteros, veículos K-5350 com cabine protegida, estação de radar Podlet-K1KE, equipamento de comunicação e armas individuais.

Em 2022, graças ao amplo suporte do Presidente e do governo do país, bem como ao trabalho ativo da Rosoboronexport dentro da estrutura das atividades da Russian Engineering Union para melhorar a legislação, diversas mudanças foram introduzidas no arcabouço legal e de regulação para o lançamento de novos produtos no mercado mundial. Iniciativas na área legislativa, que otimizam processos de trabalho, inclusive quando da preparação de documentação de exportação, foram durante reuniões do Comitê para o Desenvolvimento de Atividades de Comércio Exterior da RAU, em ralação a produtos militares”, acrescentou Alexander Mikheev, que acumula a função de Vice-Chairman da Russian Engineering Union.