29Março2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

AKAER assina contrato com o Exército Brasileiro para modernização do Cascavel

A Diretoria de Fabricação do Exército Brasileiro e a Akaer Engenharia S.A. assinaram, na tarde de 7 de julho, o contrato de modernização da viatura blindada de reconhecimento média sobre rodas EE-9 Cascavel do EB. A oficialização do contrato ocorreu em frente ao Quartel General do Exército Brasileiro, em Brasília (DF), com a presença do CEO da Akaer, Cesar Silva, o Vice-Presidente para Vendas e Marketing da Akaer, Aldo da Silva Junior, e o Diretor de Fabricação do EB, General de Divisão Tales Eduardo Areco Villela.

O resultado da concorrência vencida pelo Consórcio Força Terrestre para a modernização de um lote inicial de 9 unidades do EE-9 Cascavel foi publicado no Diário Oficial da União em 4 de maio deste ano.

Trata-se de um amplo pacote de melhorias: nova motorização, revitalização da suspensão, torre de comando automatizada para otimização da posição do tiro e melhora da consciência situacional, ar-condicionado, substituição das miras óticas por optrônicos de última geração para busca e pontaria dos alvos e identificação de eventuais ameaças, um lançador de mísseis anticarro em sua torre principal, um computador de tiro para execução de todos os cálculos balísticos e, por fim, um outro computador de comando e controle o qual irá analisar em tempo real todos os sensores espalhados pela viatura para a leitura dos parâmetros ambientais que possam interferir na execução das missões (Fotos: Akaer).