01Julho2022



 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Saab apresenta ao mercado nova solução móvel para defesa antiaérea de baixa altura

A Saab apresentou o moderno Sistema Móvel de Defesa Antiaérea de Baixa Altura, o MSHORAD (Mobile Short Range Air Defense). O equipamento foi desenvolvido para detectar e engajar uma ampla gama de ameaças aéreas, como aeronaves de asa fixa e rotativa, mísseis e SARP (Sistemas Aéreos Remotamente Pilotados), bem como granadas de artilharia e morteiros.

O MSHORAD proporciona uma consciência situacional em 360° e 75 km de alcance radar, além da capacidade de acompanhar SARP – ameaças mais desafiadoras – graças ao Drone Tracker (Rastreador de Drone) do Giraffe 1X, uma funcionalidade aprimorada para objetos lentos, pequenos e que voam muito baixo. A mobilidade deste equipamento fornece uma vantagem tática no campo de batalha e permite evitar fogo inimigo A capacidade de engajar e destruir alvos resulta do Sistema Míssil de Baixa Altura Telecomandado RBS 70 NG, imune a interferências, que opera diuturnamente e pode ser recarregado rapidamente.

?A Unidade de Tiro Móvel (MFU – Mobile Firing Unit) RBS 70 NG e a Unidade Radar Móvel (MRU – Mobile Radar Unit) Giraffe 1X, tridimensional e multimissão, são combinadas com o Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. A facilidade de integração do MSHORAD permite que os usuários possam escolher entre uma ampla variedade de tipos de viaturas, destacando que o sistema também pode ser desmontado das mesmas e transportado para ocupar posição no topo de edifícios, o que oferece vantagem operacional adicional.  

Nos últimos 12 meses, foram realizados, com pleno êxito, a integração do sistema e os testes de disparo com a nova geração de veículo blindado modular 4x4 MARS, em cooperação com a empresa tcheca SVOS. Está prevista uma demonstração do MSHORAD com execução de tiro real ainda em 2022, para clientes em potencial.