19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Participação russa na IDEX

Entre os pavilhões nacionais na IDEX 2021, o da Rússia foi um dos que mais atraíram a atenção, tanto de clientes em potencial da região do Oriente Médio e Norte da África como do resto do mundo.

Um dos itens principais era o carro de combate de nova geração Armata, que fez sua estreia internacional na feira de Abu Dhabi. Segundo a Rosoboronexport, estatal russa que intermedia os negócios na área de defesa, a viatura despertou interesse de pelo menos seis países. “Várias nações têm considerado a ideia de adotar o Armata como seu novo carro de combate pesado”, disse o CEO da Rosoboronexport, Alexander Mikheev à mídia russa. Ele acrescentou que seis países já iniciaram negociações para isso. A produção em série do Armada foi iniciada recentemente, o mesmo acontecendo com as entregas às Forças Armadas russas. De acordo com o fabricante, sediado na região dos Urais, a partir do terceiro ano de produção, o custo unitário cairá.

A Rosoboronexport fechou um contrato com a Jadara Equipment and Defense Systems, da Jordânia, para a produção sob licença do míssil anticarro Kornet-E (Foto), projetado e produzido pelo Shipunov KBP Design Bureau da High-Precision Weapons Holding, sediado em Tula.

Segundo uma fonte da Rosoboronexport, o acordo assinado por russos e jordanianos se refere à montagem sob licença dos mísseis 9M133-1 a 9M133F-1 da família Kornet-E. O Kornet-E é uma versão de exportação do conhecido míssil, e tem capacidade de destruir carros de combate e outros blindados equipados com blindagem reativa, bem como pontos fortificados. AO alcance máximo é de 5.500m. O sistema já foi exportado para várias nações do Oriente Médio e Norte da África, e testado em combate em conflitos locais. The system has been already exported to several MENA nations being combat tested through the local conflicts (Y. Laskin).