19Abril2024

  
  

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Voa o terceiro protótipo do Gripen E

Tendo no comando o piloto de testes da Saab Jakob Hogberg, anunciou hoje (10/6), que voou no dia 10 de maio o terceiro protótipo do Gripen E, a aeronave 39-10, registrado no momento da decolagem na foto de Lasse Hejdenberg, da Saab.  O exemplar 39-10 do Gripen E segue os dois exemplos anteriores, o 39-8 e o 39-9, que começaram os testes de voo em junho de 2017 e novembro de 2018, respectivamente.

O chamado Gripen Demo, rebatizado 39-7, também deve retornar aos vôos no futuro próximo, em apoio ao programa de desenvolvimento. A aeronave recebeu atualizações, recentemente, incluindo a instalação de um Wide Area Display no cockpit traseiro.

No mês passado, Eddy de la Motte, chefe de unidade de negócios Gripen E/F da Saab, revelou que a empresa pretende ter oito aeronaves da nova geração voando antes do final deste ano, incluindo quatro exemplos de produção que estão em fase final montagem em Linkoping. Os primeiros exemplares de série para o Brasil e para a Suécia também serão usados no programa de desenvolvimento, para as devidas certificações.