19Novembro2018

     
     

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Gripen E realiza o primeiro lançamento de mísseis

O Gripen E concluiu com sucesso os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar e lançar cargas externas. Os testes foram realizados em outubro de 2018 no campo de testes em Vidsel, no norte da Suécia.

Os testes, conduzidos pela primeira aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), compreenderam o alijamento de um tanque de combustível externo e o disparo de um míssil IRIS-T ar-ar, vistos nas fotos da Saab.

Esses testes são os passos mais recentes do programa de ensaios em voo do Gripen E, os quais foram antecedidos pelos testes de carregamento, realizados em julho. Estes passos fazem parte do trabalho de integração de armamentos.

O Gripen E possui armamentos adequados para todos os tipos de missões, tais como ataques precisos de longa distância usando bombas planadoras guiadas, mísseis antinavio e de ataque profundo, além de mísseis ar-ar de longo alcance como o Meteor. O Gripen E também pode transportar pods e sensores para reconhecimento e missões especiais. Para dar às Forças Aéreas uma ampla escolha de capacidade operacional, o Gripen E foi projetado de forma a permitir a integração rápida de várias armas. Isso é possível graças à arquitetura aviônica flexível desse caça.