12Agosto2022



 

Segurança & Defesa

Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Defesa antiaérea russa prova ser eficaz

Durante as operações na Ucrânia, os sistemas de defesa antiaérea russo têm provado sua eficiência. Segundo o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Major-General Igor Konashenkov, essas defesas repeliram com sucesso um ataque aéreo ucraniano contra a ilha Zmeinyi, no Mar Negro, no dia 20 de junho.

Segundo ele, o ataque aconteceu às 5 horas da manhã; “O planejamento da operação ordenada por Kiev previa a imposição de danos às instalações sediadas na ilha por um bombardeio de artilharia, ao que se seguiria um desembarque e a captura do local. Mais de 15 SARP ucranianos de ataque e reconhecimento estiveram envolvidos no ataque, que foi coordenado por dois SARP Bayraktar TB-2”, declarou Konashenkov. Posseguindo, ele disse que “no espaço aéreo em torno da ilha, foi detectado um SARP RQ-4 Global Hawk da USAF, voando a grande altitude”.

Continuando, Konshenkov informou que a defesa contra os SARP ficou a cargo de sistemas de mísseis antiaéreos S-300, a partir de posições nas áreas de Tuzla e Ochakov. O general confirmou que “Treze SARP, quatro mísseis Tochka-U e 21 foguetes lançados por sistemas múltiplos Uragan foram abatidos, e que nenhuma das armas ucranianas atingiu seus alvos na ilha”. Também envolvidos na defesa da ilha incluíram o sistema de mísseis/canhões Pantsir (produto do KBP Design Bureau, sediado em Tula, que é subsidiária da High-Precision Weapons Holding — o Pantsir é mostrado na foto cedida como cortesia pela KNBP/HPW), e o sistema Tor, do Almaz-Antey Air & Space Defense Concern.

De acordo com um a declaração oficial do Ministério da Defesa emitida no dia 21 de junho, até o momento as Forças Armadas russas já destruíram 211 aviões, 132 helicópteros e 138 ARP (incluindo mais de uma centena de Bayraktar TB-2 e TB-3). Outas perdas ucranianas foram de 349 sistemas de mísseis antiaéreos, 3.773 carros de combate e outros blindados, 594 lançadores múltiplos de foguetes, 2.081 peças de artilharia de campana e morteiros, e 3.801 outras viaturas militares.